Seja bem-vindo!
(85) 3231-6363

Colonoscopia

É o exame que, através da utilização de um tubo flexível introduzido pelo ânus, possibilita o estudo de todo o intestino grosso e da porção terminal do intestino delgado. 

Através desta técnica, é possível o diagnóstico de uma variedade de patologias, coleta de material para a biópsia e a realização de terapias (retirada de pólipos, dilatação de estenoses, tratamento de sangramentos, etc.).

AVISO IMPORTANTE: As informações contidas nesta página se destinam apenas a fornecer orientações gerais e não são uma base definitiva para o diagnóstico ou tratamento de qualquer caso em particular. É muito importante que você consulte seu médico sobre sua condição específica.

O que você precisa saber

  • Quais doenças podem ser diagnosticadas através da colonoscopia?

    A colonoscopia é o principal exame para detecção de lesões malignas ou com risco de malignização.

  • Como se dá o preparo?

    Para que se possa fazer uma análise adequada do órgão, deve-se proceder a preparo prévio, conforme orientação a ser recebida por escrito no agendamento do exame, com o intuito de se esvaziar o intestino e se removerem resíduos.

    O paciente deverá fazer, na véspera, dieta pobre em fibras e rica em líquidos, com uso de laxativos na manhã do procedimento. Se o fizer uso de medicações diárias, como aspirina, insulina, anti-hipertensivos ou derivados do ferro, a equipe médica deverá ser avisada, para orientação quanto à suspensão provisória de alguma destas substâncias. Da mesma forma, devem ser esclarecidas doenças, cirurgias prévias e alergias.

    O paciente deverá comparecer à clínica acompanhado, sendo contra-indicado que dirija ou desloque-se sozinho após o exame.

  • Como funciona o exame?

    A equipe da clínica fornecerá explicações sobre a natureza do exame, cuidados e etapas do procedimento. Será fornecida vestimenta hospitalar e solicitada retirada dos óculos, relógio ou outros objetos pessoais. O paciente será colocado em posição lateral esquerda, e submetido a sedação venosa, para fazê-lo adormecer. O médico irá introduzir o endoscópio e progredir através do cólon, até o término do exame, que deverá durar no máximo 40 minutos.

  • Quanto tempo dura?

    Geralmente, não mais que 40 minutos.

  • Como funciona a recuperação?

    Terminado o exame, o paciente deverá permanecer de repouso, em sala de recuperação adequada, até completa neutralização do efeito sedativo. Não deverá, neste dia, executar tarefas que exijam atenção, como dirigir ou operar máquinas. Recomenda-se repouso das atividades profissionais. Podem ocorrer efeitos adversos relacionados à sedação e ao exame, sendo os mais comuns náuseas e cólicas, normalmente de efeito transitório.

  • Quais as possíveis complicações?

    A colonoscopia pode, eventualmente, resultar em complicações, tais como perfurações ou sangramentos, que podem inclusive culminar em tratamento cirúrgico de emergência, no entanto tratam-se de eventos raros (menos de um em mil exames), relacionados, principalmente, a procedimentos terapêuticos, como a remoção de pólipos. É importante que se informem tais reações ao médico, nas primeiras 24 horas após o exame.

Não sabe se precisa de uma colonoscopia?

Agende sua consulta rapidamente clicando no botão abaixo.

Quero agendar.Voltar à página inicial.